Memorial

Pioneirismo no Leite em Pó

Pioneirismo

Na Unidade de Laticínios da Cosulati, foi instalada a segunda fábrica de leite em pó no Brasil. O equipamento de evaporação e secagem foi recebido através do Fundo das Nações Unidas para Infância (FISI), em 1957.


Expansão

Fábrica de queijos Morro Redondo

No ano de 1975 a Cosulati adquiriu a Fábrica de Queijos no município de Morro Redondo, iniciando a atividade que a tornou reconhecida no mercado pela alta qualidade.




  • Pioneirismo no Leite em Pó

    Na Unidade de Laticínios da Cosulati, foi instalada a segunda fábrica de leite em pó no Brasil. O equipamento de evaporação e secagem foi recebido através do Fundo das Nações Unidas para Infância (FISI), em 1957. Consistia em um evaporador de filme ascendente de dois efeitos e de uma câmara de secagem horizontal. A capacidade desta planta era de 50 mil litros de secagem de leite em pó. A fábrica foi projetada para produção de leite em pó e manteiga.
    Dois especialistas Dinamarqueses vieram implantar o projeto na unidade, transmitindo um conhecimento difícil de obter no Brasil durante aquela década. A atuação dos técnicos dinamarqueses ficou registrada pelo nome com que foram batizados os produtos da cooperativa: Danby, uma região daquele país, que hoje é marca de grande reconhecimento no estado do Rio Grande do Sul.


  • Pioneirismo no Leite em Pó

    O projeto da fábrica elaborado em 1957 levou em conta fatores estratégicos que atualmente constituem em um dos maiores diferenciais logísticos da cooperativa:

    • Proximidade da Unidade de Laticínios em relação à via férrea;

    • Proximidade da Unidade de Laticínios em relação às fronteiras com o Uruguai e Argentina;

    • Localizada à 50 km de um Porto Marítimo do município de Rio Grande.


  • Consolidação da Fusão

    A Cosulati foi fundada em 21 de setembro de 1973, a partir da fusão da Cooperativa Regional de Laticínios Pelotense Ltda. - COOLAPEL fundada em 1932 e a Cooperativa Regional de Laticínios da Região Sudoeste do RS - COLACTI fundada em 1955. Passando a somar 7.059 o número de associados.
    A fusão teve como objetivo unificar as forças do cooperativismo na região e congregar todos aqueles que se dedicam a produção rural, especialmente os que desenvolvem atividade leiteira, estabelecendo a mais ampla defesa sócio - econômica dentro dos princípios Cooperativistas. A partir daí a Cosulati não parou de crescer, fruto de uma visão de futuro.


  • Expansão da Capacidade Produtiva

    No ano de 1975 a Cosulati adquiriu a Fábrica de Queijos no município de Morro Redondo, iniciando a atividade que a tornou reconhecida no mercado pela alta qualidade.
    Em 1983 começaram as obras de ampliação da fábrica de leite em pó, no Capão do Leão. A nova torre com capacidade de processamento de 150 mil litros de leite / dia, compreendeu um total de 1.600 m² de área construída, onde os recursos foram captados via Banco Nacional de Crédito Cooperativo - BNCC. Em 1984 o complexo foi inaugurado pela Cosulati sendo o carro chefe e responsável pelo grande número de negócios e parcerias até então travadas.


  • Em 1997 uma grande mudança foi feita na logística da cooperativa. Com intuito de reduzir custos, as unidades da Cosulati foram reestruturadas. A Fábrica de Queijos no Morro Redondo foi reinstalada e inaugurada junto ao parque industrial da Unidade de Laticínios no Capão do Leão, unificando assim todos os processos no segmento laticínios em uma única planta industrial.
    O prédio, que antes era da fábrica de queijos foi utilizado para a instalação do novo e moderno Frigorífico de Aves, aproveitando a infraestrutura existente, energia elétrica, arruamento, estação de tratamento de água e efluentes. No município de Morro Redondo foi instalado também o Matrizeiro e o Incubatório, resultando assim na ampliação do Sistema Integrado de Avicultura.


  • No ano de 1999 foi adquirida uma unidade de secagem e armazenamento de grãos, no município de Canguçu, onde posteriormente foi inaugurada a Fábrica de Rações e Cereais, saindo esta da Unidade de Laticínios. Em 2002 ocorre a ampliação desta unidade, com a instalação de um novo Secador de Grãos e em 2003 acontece a reinauguração da nova Unidade de Recebimento e Secagem de Grãos, visando atender as necessidades dos cooperados nesse segmento.


  • Em 21 de setembro de 2008, no aniversário de 35 anos da Cosulati, foi inaugurada a terceira Torre de Leite em Pó da cooperativa. Com investimento de R$25 milhões para construção da nova planta industrial, parte destes recursos foram captados junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE. A torre tem capacidade de industrialização de 450 mil litros/dia de leite em pó, triplicando assim a antiga capacidade. A indústria tornou-se apta a processar leite em pó integral, desnatado, instantâneo e leite condensado, totalizando a capacidade industrial de um milhão litros /dia. Pode-se afirmar que a Unidade de Laticínios é uma das principais responsáveis pelo reconhecimento da marca Danby no setor lácteo do Brasil. Atualmente esta unidade opera em pleno vapor e todos projetos nela depositado estão sendo atendidos.



Centro Administrativo Praça Vinte de Setembro, 281 - Pelotas / RS
Telefone:(53) 3284 5200 - 0800 64 55 200